Saturday, April 28, 2012

Mitos e Verdades sobre a Placa de Sal Rosa do Himalaia


Faz muito tempo que ouço um amigo très chic falar de suas incursões a supermercados e empórios em busca do tal sal rosa do Himalaia. Até então seus comentários nunca aguçaram a minha curiosidade. Achava, fancy, pitoresco, super gay. Nunca me interessei em usar. Mas, vendo um programa de TV no Canal Food Network, nos EUA, descobri um restaurante que fazia kebabs assados nessa placa maravilhosa. Consegui comprar no Amazon e também está à venda em lojas como "Sur la Table"e "Williams Sonoma, lá no Tio Sam.Uma ótima notícia: descobri que as placas já se encontram à venda nas lojas da Bombay em São Paulo, mas são placas pequenas e mais finas, que portanto irão durar bem menos
(http://www.bombayherbsspices.com.br).



Sim, ela demora para esquentar. Cerca de 40 minutos. Depois disso, é só alegria! E o resultado é simplesmente fascinante! Apoiando a placa diretamente no fogo, no grill, na churrasqueira a até mesmo no forno, basta untar a placa com azeite e cozinhar os alimentos, sem nenhum tempero prévio. O resultado é, no mínimo, curioso: o alimento cozinha rapidamente e o sal da placa tempera na medida! Mas prepare-se! A placa faz uma sujeira daquelas e é difícil de limpar depois. Nossa estréia foi com camarão pistola, shitake, champignon e legumes. O polvo que não foi muito feliz. Ficou duro feito um pau, simplesmente "incomível".


Na sessão de hambúrgueres, uma certa decepção. Os hambúrgueres, recheados com queijo Gruyère, ficaram lindos, moreninhos por fora, mas um pouco frios e crus por dentro. Mas mesmo assim ficou gostoso. Nessa "versão", o hambúrguer acompanhou batatas que foram previamente cozidas para amolecerem um pouco.




Na terceira incursão às Aventuras da Placa do Sal Rosa, foi a vez
da majestosa picanha. Como se não tivesse aprendido a lição, comecei com fatias grossas e coloquei duas cebolas e vários dentes de alho para assar.  Mas logo me lembrei da lição deixada pelos hambúrgueres e cortei fatias bem finas, quase  microscópicas da picanha. O resultado foi fascinante: elas ficam prontas muito rápido, a carne não fica escura, ela fica bem clarinha e o sal tempera deliciosamente. Para acompanhar, os alhos grelhados se derretem como uma pasta e, amassados dão um sabor todo especial à carne. Também fiz um vinagrete delicioso que levava limão rosa ao invés de vinagre. 





E se puder escolher entre fogão, forno ou churrasqueira para usar a placa, escolha a última. Porque, apesar de delicioso, no fogão faz uma sujeira danada. Mas se for usar forno ou fogão, não se esqueça de forrar com papel alumínio antes, coisa que eu não fiz da primeira vez.




Limpar a placa é um capítulo (muito) à parte. Das técnicas desenvolvidas por tentativa e erro, a melhor que encontrei foi raspar com um espátula de metal enquanto ainda estiver quente, adicionando um pouco de água. Também comprei uma esponja sintética, imitando buchas de aço, mas que não deixam resíduos na placa. Ela fica feia depois do primeiro uso e notam-se os buracos do desgaste. Cuidado para não jogar água muito quente e nem deixar a placa de molho, porque ela pode dissolver ou quebrar. Mesmo com todos esses cuidados, ela pode se quebrar. A minha quebrou, mas com sorte foi uma trinca bem na ponta, permitindo que ela fosse usada outras vezes.


 Apesar de tudo, não me arrependo de ter comprado. É um jeito interessante de preparar a comida e muito saboroso! Finalmente depois de seis ou sete "episódios", ela faleceu. Em seu último uso, eu já imaginava que ela estivesse na UTI. Estava muito corroída, bem escura, cheia de veios profundos e dito e feito: quebrou-se na última lavagem. Mas já tinha comprado outra, que estreei recentemente. 



14 comments:

  1. Me diverti lendo suas experiências. Comprei uma dessa na Loja Sensis (www.lojasensis.com.br) e eles também tem o sal rosa moído, que já passou a fazer parte de meu dia a dia. Vou me aventurar também, carregando um pouco de suas experiências. Obrigado por compartilhar. Claudio Sam.

    ReplyDelete
  2. essa chapa é de sal puro? ou seja, pode-se quebrar lascas dela e usar como sal? ou é uma camada de sal sobre uma pedra de ceramica?

    ReplyDelete
  3. Compre chapa de sal rosa do himalia: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-628239315-chapa-de-pedra-de-sal-rosa-do-himalaia-gourmet-pedra-natural-_JM

    ReplyDelete




  4. Hello,

    We are basically Manufacturers and Exporters of Himalayan Edible Salts, Bath Salts, Salt Inhalers and Salt products such as lamps, tiles, block, bricks and many more.

    We also have Lapis Lazuli, Tawas Crystal ALUM and Dried Rose Petals products availabe,

    We also make Himalayan Salt Caves, Salt rooms, Salt Walls and much more. For more info and designs, please see our new website caves.multirocksalt.com

    We are also ISO 9001:2000, HACCP AND FDA approved Company,

    We are Proud to announce that we have made the world's tallest salt crystal lamp,

    Height 8 feet and 4 inches and weight approx 3500 KG,

    Also visit our website to see the world’s biggest salt crystal Lamp,

    We gained trust and good reputation in international market as most popular brands in Europe, USA and Far East countries are using our products regularly.



    Thanks,

    Questions?



    Faizan Hussain | Marketing & Sales Director | Multi Rock Salt Company
    U.S Office: +1 (415) 513 0044 | Pakistan Office: +92 321 882 6829 | Netherlands Office: +31(0) 611448394| | Skype : multi.rocksalt
    www.multirocksalt.com | info@multirocksalt.com / multi.rocksalt@gmail.com
    www.himalayawinkel.nl


    ReplyDelete
  5. Pessoal, bom dia. Aqui temos a placa de Sal Rosa com um kit contendo 2 temperos, um para carnes e um para peixe: Acesse: http://www.casaallegro.com.br/loja/produto/kit-pedra-sal-rosa-do-himalaya-com-temperos

    ReplyDelete
  6. Prefiro moer o sal no moedor e temperar. Deu !

    ReplyDelete
  7. Prefiro moer o sal no moedor e temperar. Deu !

    ReplyDelete
  8. Ache a pedra aqui http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-772335313-chapa-de-sal-rosa-do-himalaia-retangular-20cmx15cmx3cm-_JM comprei e achei muito bom o produto, não quero saber de outra vida. O vendedor é confiável e virei cliente.

    ReplyDelete
  9. Pedra muito fácil de encontrar em lojas de produtos quânticos.. com preços excelentes e são daquelas bem reforçadinhas.
    Sem contar que tem até luminária desta pedra.. delicioso e lindo.

    ReplyDelete
  10. Eu ainda nao tenho a placa, mas, assisti um vídeo, no qual, o cozinheiro deixa claro que ela nao pode ser levada diretamente ao fogo! Ele sugeriu coloca-la em uma grelha.

    ReplyDelete
  11. Pessoal boa noite quem quiser comprar a pedra com FRETE GRATIS, estamos com uma promoção: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-887497528-pedra-chapa-sal-rosa-himalaia-30x20-bloco-placa-tabua-grande-_JM

    ReplyDelete
  12. Adquira já a sua: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-912013806-pedra-sal-do-himalaia-30-x-20-x-3-manual-brinde-_JM

    ReplyDelete
  13. Errado o uso. Não se coloca a placa diretamente no fogo Não pode. No forno 10 minutos temperatura baixa 10 média e 20 minutos temperatura 200 graus.
    Na churrasqueira colocasse em cima nunca ne grelha. Ou ao lado. Forno elétrico sem deixar encostar na resistência. Ela não racha e dura. Para limpar deixar esfriar totalmente e uma esponja embebida na água fria. Somente isso.

    ReplyDelete